PALESTRA Reflexões sobre a Angústia

  • 0

PALESTRA Reflexões sobre a Angústia

Category : Uncategorized

PALESTRA

Reflexões sobre a Angústia

PALESTRANTE

Teresa Palazzo Nazar

Médica, psicanalista, membro da Escola Lacaniana de Psicanálise- RJ

Autora dos livros: “O Sujeito e seu texto” e “ Você tem fome de quê?”

Ensaísta de vários artigos para revistas de psicanálise no Brasil, França, Canadá e Espanha.

Que afeto é esse que provoca tantas dificuldades para as conduções das análises interrompendo, frequentemente, o trabalho de transferência?

Ao colocar essa pergunta, penso na questão das análises  de adolescentes, onde a pulsão de morte se faz muito pregnante, dado o levantamento do recalque e a exigência do sexo.

É nesse momento que o desamparo da primeira infância retorna mas agora, com algum saber sobre a solidão inerente a cada sujeito, diante de seu desejo.

Trata-se de revisitar os tempos de estruturação psíquica do sujeito do inconsciente, cernindo o real da experiência em análise, dando lugar e extraindo daí uma palavra, capaz de permitir a cada um suportar a dor de existir.

Dia 24 de outubro

Horário: 20:00

Investimento:  R$ 20,00

Local: Auditório da Livraria da Travessa do BarraShopping.

Avenida das Américas, 4666, nível Américas, loja 220.

Informações e inscrições:

(21) 2428-1289 e 98382-6292 (WhatsApp)

http://www.spbarra.org


Deixe sua Resposta

A Sociedade de Psicanálise da Barra (SPB) é um espaço de estudo e pesquisa, bem como de troca de saberes e experiências, sobre questões da psicanálise. Oferece Formação Psicanalítica para médicos, psicólogos e áreas afins, além de cursos, núcleos e palestras abertos à comunidade. Possui ainda uma Clínica de Atendimento Psicanalítico para crianças, adolescentes e adultos.

Pretendemos sobretudo que a Sociedade de Psicanálise da Barra seja um espaço onde a teoria possa ser permanentemente questionada a partir da clínica e onde a criatividade de cada um encontre terreno fértil para se desenvolver e se expressar.

Objetivamos criar um espaço de troca, crescimento e criatividade para os seus membros, bem como promover atividades e eventos científicos que permitam a participação do público em geral.

Em agosto de 2007 tivemos o evento de abertura da SPB, projeto criado inicialmente por quatro psicanalistas: Elisabete Amado Reis, Maria Lucia Pilla, Maria Regina Domingues de Moraes e Sonia Resende Viana – todas pertencentes à Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro.

Neste site, você encontrará informações sobre a proposta e objetivos da SPB, e sobre nossas atividades.