• 0

Category : Uncategorized

Palestra

A Descoberta de si mesmo na visão da Psicanálise do Sensível

Coord.: Ivanise Fontes

psicanalista,  doutora em Psicanálise pela Universidade Paris 7 – Denis Diderot, com pós-doutorado no Laboratório de Psicopatologia Fundamental do Núcleo de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. Autora de La Mémoire Corporelle e Le Transfert (Presses Universitaires du Septentrion, França,1999) , A Memória Corporal e a Transferência (Via Lettera, Brasil, 2002),  Psicanálise do Sensível – fundamentos e clínica (Idéias&Letras, 2010),  co-autora de Virando Gente – a história do nascimento psíquico ( Ideias&Letras,2014) e A Descoberta de Si-Mesmo na visão de uma Psicanálise do sensível (Ideias&Letras, 2017).

 

Sinopse: Dois temas centrais: A Construção do Ego e A Transferência. Freud dizia que o futuro da Psicanálise, a sua tarefa maior, seria o estudo do ego. Na clínica atual das psicopatologias contemporâneas a transferência se apresenta como mola mestra do tratamento. Através de sua dimensão corporal os pacientes têm a oportunidade de reconstruir o caminho que vai do ego corporal ao ego psíquico.

Dia 23 de maio as 20:00 – Livraria da Travessa

investimento: R$ 20,00


Deixe sua Resposta

A Sociedade de Psicanálise da Barra (SPB) é um espaço de estudo e pesquisa, bem como de troca de saberes e experiências, sobre questões da psicanálise. Oferece Formação Psicanalítica para médicos, psicólogos e áreas afins, além de cursos, núcleos e palestras abertos à comunidade. Possui ainda uma Clínica de Atendimento Psicanalítico para crianças, adolescentes e adultos.

Pretendemos sobretudo que a Sociedade de Psicanálise da Barra seja um espaço onde a teoria possa ser permanentemente questionada a partir da clínica e onde a criatividade de cada um encontre terreno fértil para se desenvolver e se expressar.

Objetivamos criar um espaço de troca, crescimento e criatividade para os seus membros, bem como promover atividades e eventos científicos que permitam a participação do público em geral.

Em agosto de 2007 tivemos o evento de abertura da SPB, projeto criado inicialmente por quatro psicanalistas: Elisabete Amado Reis, Maria Lucia Pilla, Maria Regina Domingues de Moraes e Sonia Resende Viana – todas pertencentes à Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro.

Neste site, você encontrará informações sobre a proposta e objetivos da SPB, e sobre nossas atividades.