Título: “O Eu, o Isso e o nosso: a transferência como espaço-entre e suas consequências técnicas”

  • 0

Título: “O Eu, o Isso e o nosso: a transferência como espaço-entre e suas consequências técnicas”

Category : Uncategorized

Título: “O Eu, o Isso e o nosso: a transferência como espaço-entre e suas consequências técnicas”

Ludmilla Tassano Pitrowsky

Doutora em teoria psicanalítica pela UFRJ 

Professora e Supervisora de Psicanálise do IBMR

Sinopse: Procuramos entender, através deste estudo, como podemos organizar o conceito de transferência na clínica contemporânea. Consideramos a importância desta questão em virtude da especificidade das apresentações clínicas encontradas fora do campo da neurose e, consequentemente, fora do escopo técnico da psicanálise clássica.  Neste sentido, a inclusão do psiquismo do analista no setting implicaria num entendimento intersubjetivo do enquadre, produzindo uma nova maneira de enxergar a relação analítica e, consequentemente, a técnica.

Por fim, trabalhamos com a possibilidade de uma terceira tópica a partir de uma teoria metapsicológica do vínculo.

Data: 14 de março de 2018

Horário: 20h

Local: auditório da Livraria da Travessa do Barra shopping


Deixe sua Resposta

A Sociedade de Psicanálise da Barra (SPB) é um espaço de estudo e pesquisa, bem como de troca de saberes e experiências, sobre questões da psicanálise. Oferece Formação Psicanalítica para médicos, psicólogos e áreas afins, além de cursos, núcleos e palestras abertos à comunidade. Possui ainda uma Clínica de Atendimento Psicanalítico para crianças, adolescentes e adultos.

Pretendemos sobretudo que a Sociedade de Psicanálise da Barra seja um espaço onde a teoria possa ser permanentemente questionada a partir da clínica e onde a criatividade de cada um encontre terreno fértil para se desenvolver e se expressar.

Objetivamos criar um espaço de troca, crescimento e criatividade para os seus membros, bem como promover atividades e eventos científicos que permitam a participação do público em geral.

Em agosto de 2007 tivemos o evento de abertura da SPB, projeto criado inicialmente por quatro psicanalistas: Elisabete Amado Reis, Maria Lucia Pilla, Maria Regina Domingues de Moraes e Sonia Resende Viana – todas pertencentes à Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro.

Neste site, você encontrará informações sobre a proposta e objetivos da SPB, e sobre nossas atividades.