Atividades Científicas

Cursos

Curso: ESTUDANDO FÈRENCZI: novos Trilhamentos a Clínica Psicanalítica Contemporânea Coordenadora: Luiza Atalia Fontes Sempre esquivo aos dogmatismos, o enfant terrible da psicanálise, com seu espírito original, audacioso e criador, contribuiu de modo radical à pratica e à teoria psicanalítica dos " casos limite" que nos colocam, analistas e analisandos, frente ao sofrimento psíquico insuportáveis, que demandam modificações da Técnica psicanalítica, complemento indispensável à teoria que; pode e deve ser modificada e desenvolvida em função das necessidades impostas pelas exigências do tratamento. Coordenadora: Luiza Atalia Fontes: Psicanalista Data: Sexta-feira Horário: 16:00 às 17:30 Curso semanal e semestral Programa e bibliografia: Sandor Ferenczi - obras completas, S.P, Martins Fontes, 1992. "O conceito de introjeção" (1912) "O desenvolvimento do sentido de realidade e seus estádios" (1913) "A adaptação da família à criança" (1928) "A criança mal acolhida e sua pulsão de morte" (1929) "Elasticidade da técnica psicanalítica" (1928) "O problema do fim da análise" (1927) Informações e inscrições: (21) 2428-1289 e (21) 9838-26292 http://www.spbarra.org


Atividades Cientificas

Objetivo:

Possibilitar o aprofundamento da Teoria Freudiana, o estudo e desenvolvimento de outros autores e tendências psicanalíticas e diferentes áreas da clínica psicanalítica.

Podem ser frequentadas por associados e não associados da instituição.

Critérios específicos para admissão em cada atividade serão estipulados pelos coordenadores das respectivas atividades.

1. Núcleos de Pesquisa Teórico – Clínica

Duração mínima de 2 semestres.

Propõem-se a ser um espaço de estudo e pesquisa sobre as diferentes vertentes teóricas e clínicas, proporcionando a possibilidade de especialização e produção em determinadas áreas. Visam gerar pesquisa e promover um pensamento questionador e criativo na Psicanálise.

Os associados em formação devem freqüentar no mínimo dois núcleos.

Os núcleos organizam-se em três áreas básicas:

    • Núcleos das principais tendências psicanalíticas vinculadas a autores
    • Núcleos das principais vertentes da clínica psicanalítica
    • Núcleos temáticos
 
2. Cursos

Versam sobre temas teóricos ou clínicos da psicanálise ou de outras disciplinas que, de alguma forma, sejam de interesse para a psicanálise.

Os associados em formação devem freqüentar no mínimo um curso com duração de um semestre.




A Sociedade de Psicanálise da Barra (SPB) é um espaço de estudo e pesquisa, bem como de troca de saberes e experiências, sobre questões da psicanálise. Oferece Formação Psicanalítica para médicos, psicólogos e áreas afins, além de cursos, núcleos e palestras abertos à comunidade. Possui ainda uma Clínica de Atendimento Psicanalítico para crianças, adolescentes e adultos.

Pretendemos sobretudo que a Sociedade de Psicanálise da Barra seja um espaço onde a teoria possa ser permanentemente questionada a partir da clínica e onde a criatividade de cada um encontre terreno fértil para se desenvolver e se expressar.

Objetivamos criar um espaço de troca, crescimento e criatividade para os seus membros, bem como promover atividades e eventos científicos que permitam a participação do público em geral.

Em agosto de 2007 tivemos o evento de abertura da SPB, projeto criado inicialmente por quatro psicanalistas: Elisabete Amado Reis, Maria Lucia Pilla, Maria Regina Domingues de Moraes e Sonia Resende Viana – todas pertencentes à Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro.

Neste site, você encontrará informações sobre a proposta e objetivos da SPB, e sobre nossas atividades.